Em Maio, estivemos no Festival Path em São Paulo, e aproveitamos para testar se QR Codes seriam funcionais ou não para divulgação de música digital, antes de anunciar para vocês. 😉
Levamos 36 QR Codes de 36 álbuns com seus smart links devidamente cadastrados na Ouça.Lá em formato de adesivos e colamos em diversos locais do Path, que têm por princípio ser um festival “pelas redondezas” e não só em um local. Ou seja, colamos nos 3 palcos principais, Palco Estúdio, Palco Sol e Palco Spotify, além de lugares pelo Instituto Tomie Othake.
Resultados da ação no Festival Path
A princípio achamos que não daria nada, pois as pessoas precisavam circular de ponto a ponto para poder participar da programação e pouco estariam interessadas. Mas, ao verificar as estatísticas na segunda-feira após o Path, pudemos ver que houve um aumento nos cliques dos álbuns que utilizamos na ação em média de 73%. No geral, só nesse final de semana, tivemos um aumento de 1252 cliques em relação ao final de semana anterior.
Por estas análises que resolvemos liberar a geração do QR Code diretamente através da @oucala para que todos possam criar ações semelhantes para divulgar seu novo release, seja ele um single ou um álbum.
Como gerar meu QR Code
Essa é uma pergunta fácil de responder, pois ele é autogerado para cada link quando você clica nas opções de compartilhamento do link. A janela que abre, conforme figura abaixo, exibe o Smart Link e o QR Code. Basta clicar com o botão da direita do mouse sobre o QR Code e clicar em “Salvar como…” e salve-o em seu computador. Agora você já têm o seu QR Code para divulgar sua música, use-o com criatividade.
Conclusão
A ação foi considerada um sucesso e pôde demonstrar que ferramentas e ações simples podem catalizar o consumo da sua música nas plataformas de streaming, consequentemente, catalizando seus ganhos. Ainda sim é preciso que o artista e o selo, caso tenha um, façam a divulgação de forma consistente, meçam os resultados e utilize essas informações que ferramentas como a Ouça.Lá podem lhe fornecer!