Em Maio, estivemos no Festival Path em São Paulo, e aproveitamos para testar se QR Codes seriam funcionais ou não para divulgação de música digital, antes de anunciar para vocês.
Levamos 36 QR Codes de 36 álbuns com seus smart links devidamente cadastrados na Ouça.Lá em formato de adesivos e colamos em diversos locais do Path, que têm por princípio ser um festival “pelas redondezas” e não só em um local. Ou seja, colamos nos 3 palcos principais, Palco Estúdio, Palco Sol e Palco Spotify, além de lugares pelo Instituto Tomie Othake.
Resultados da ação no Festival Path
A princípio achamos que não daria nada, pois as pessoas precisavam circular de ponto a ponto para poder participar da programação e pouco estariam interessadas. Mas, ao verificar as estatísticas na segunda-feira após o Path, pudemos ver que houve um aumento nos cliques dos álbuns que utilizamos na ação em média de 73%. No geral, só nesse final de semana, tivemos um aumento de 1252 cliques em relação ao final de semana anterior.
Por estas análises que resolvemos liberar a geração do QR Code diretamente através da @oucala para que todos possam criar ações semelhantes para divulgar seu novo release, seja ele um single ou um álbum.
Como gerar meu QR Code
Essa é uma pergunta fácil de responder, pois ele é autogerado para cada link quando você clica nas opções de compartilhamento do link. A janela que abre, conforme figura abaixo, exibe o Smart Link e o QR Code. Basta clicar com o botão da direita do mouse sobre o QR Code e clicar em “Salvar como…” e salve-o em seu computador. Agora você já têm o seu QR Code para divulgar sua música, use-o com criatividade.
Conclusão
A ação foi considerada um sucesso e pôde demonstrar que ferramentas e ações simples podem catalizar o consumo da sua música nas plataformas de streaming, consequentemente, catalizando seus ganhos. Ainda sim é preciso que o artista e o selo, caso tenha um, façam a divulgação de forma consistente, meçam os resultados e utilize essas informações que ferramentas como a Ouça.Lá podem lhe fornecer!